Just another WordPress.com site

>Classificação indicativa inibe beijo gay, diz Walcyr Carrasco

>

Autor de Xica da Silva (Manchete), Alma Gêmea e Caras e Bocas (Globo), entre outras novelas, Walcyr Carrasco fez sérias críticas ao sistema de classificação indicativa do Ministério da Justiça.
No Twitter, Carrasco classificou a classificação indicativa de “censura” e a comparou à escravidão.”As leis existem para serem mudadas. A escravidão já foi lei”, afirmou.
O escritor se declarou totalmente contrário ao fato de o governo ter o poder de determinar o horário em que programas de TV vão ao ar. Polêmico, afirmou que a classificação indicativa “não admite algumas coisas”, “inclusive o beijo gay” em novelas, que seria um “assunto federal”.
Carrasco foi eleito recentemente vice-presidente da AR (Associação dos Roteiristas), entidade que é contra a classificação indicativa. Como autor de novelas das seis e das sete, ele já teve problemas com cenas não aprovadas pela autocensura da Globo.
“Não vejo problema no beijo gay, que está liberado nas ruas. Uma criança pode ver um beijo gay no shopping, mas não na novela!”, afirmou Carrasco no Twitter. “A questão da classificação indicativa é que vivemos em um país onde o Estado é que deve tutelar o cidadão. A pessoa não pode decidir o que vê. Por exemplo, eu acho que os pais e as mães têm o direito de decidir o que o filho deve ver ou não. Mas o Estado proíbe em nome da criança”, disparou o novelista.
As regras de classificação indicativa estão atualmente sendo revistas pelo Ministério da Justiça, mas a AR optou por não participar dos debates, por uma questão de princípio (não concorda com a interferência do Estado no conteúdo televisivo) e porque considera o assunto de competência das emissoras.

Post de Carrasco no Twitter

Falando besteira

As declarações de Walcyr Carrasco no Twitter foram contestadas pelo roteirista Fernando Marés de Souza. Em seu blog, Souza, que há pouco tempo fora expulso da AR, escreveu que Carrasco está “falando besteira sobre classificação indicativa”.
“Walcyr desinforma seu público sobre a classificação indicativa, publicando em seu Twitter que “a grande questão é a classificação indicativa que não admite algumas coisas. Inclusive o beijo gay”, afirmou Souza no blog.
“Isso não é verdade. Primeiro, que a classificação indicativa ‘admite’ qualquer coisa, apenas classifica a faixa etária indicada, e na atual portaria, vincula essa faixa a um horário. Segundo, que ‘beijo gay’ não é nem nunca foi critério de classificação. As atuais regras da classificação indicativa não fazem distinção entre beijo gay e beijo hetero”, escreveu o roteirista.
Ao R7, Carrasco disse que Souza não entendeu o que ele escreveu no Twitter.
“O que eu disse, e que ele  não conseguiu entender, foi que a existência de uma classificação indicativa restringe a criatividade do autor, que não sente-se à vontade para debater temas polêmicos, como o beijo gay”, afirmou o autor da Globo.

Fonte: Daniela Castro

5 responses

  1. >nota ZERO PARA O CARRASCO! é importante divulgar o conhecimento certo! A classificação etária de fato não faz distinção entre beijo gay e hetero… pura balela dele!Depois se deu conta da merda que falou e quis se retratar…

    December 7, 2010 at 4:53 pm

  2. >O que restringe a "critatividade do autor" é a emissora em que ele trabalha.

    December 7, 2010 at 8:45 pm

  3. >Mas o governo tá falando isso agora, pq as comunidades gays se rebelaram, pq antes não permitiam mesmo. Só que isso vai contra os direitos iguais e tiveram que tirar.Só que não tá no papel, mas tá na cabeça das pessoas. É importante o Carrasco ponderar sobre isso. A Globo tem medo justamente de receber UMA TONELADA DE CRÍTICAS por exibir beijo gay em qualquer horário. Ou vocês acham que qualquer emissora vai exibir um beijo gay durante a manhã ou tarde???

    December 8, 2010 at 3:39 am

  4. >Durante as eleições essa mesma discussão veio a tona quando o PSOL durante seu horário político exibiu dois homens se beijando em sua campanha. A globo que sempre moralista barra o beijo gay, se fosse culpa da classificação, o SBT teria pago multa porque mostrou dois candidatos do show de talentos se beijando, a rede tv também pagaria multa porque vive mostrano beijos entre gays e lésbicas, a band também já exibiu, ou seja, provavelmente o Carrasco vai colocar algum casal gay na novela e já foi consultar a produção da globo, e como sempre foi negado, e ele já está arrumando terreno pra se desculpar com seu público!

    December 8, 2010 at 5:12 am

  5. >nossa eu nunca tinha reparado nesses lábios sensuais do Bruno Gagliasso.

    December 8, 2010 at 10:29 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s